segunda-feira, 22 de abril de 2013

Por que reclamar das coisas é tão prejudicial?


A fronteira entre algumas virtudes é muito sutil. Assim como a  está muito próxima da esperança, e a caridade está muito próxima do amor fraterno, também agratidão está muito próxima da bênção.
Engana-se MUITO quem pensa que abençoar alguém é dizer “Deus abençoe“. Já falei detalhadamente da bênção aqui. Resumindo, abençoar é bendizer, e bendizer é… falar bem, é ressaltar as qualidades do que se fala. E se abençoar é reconhecer o bem do que se está comentando, então quando se critica, está maldizendo, porque está reconhecendo o mal que há no que se está comentando.
Elogiar, ou agradecer, são duas faces de uma mesma atitude positiva cuja essência é a bênção. Quando você agradece a algo ou a alguém, está reconhecendo o quanto o objeto da gratidão foi bom e benéfico; e está, por consequência, bendizendo-o, ou abençoando-o. Igualmente, quando você elogia, está reconhecendo explicitamente o bem que a pessoa traz consigo, e está, portanto, abençoando-a.
Por outro lado, quando você reclama de algo ou de alguém, está reconhecendo o quanto esse algo ou esse indivíduo está sendo ruim, e está, por consequência, maldizendo-o, ou amaldiçoando-o.
E nem sabe… pelo contrário, acha que bênçãos e maldições são feitiços proferidos por gente dotada de dons espirituais.
Não!
Nós mesmos estamos abençoando e amaldiçoando as coisas da vida o tempo todo. Se você fala bem, do que quer que seja, está bendizendo, está abençoando. Se fala mal, do que quer que seja, está maldizendo, está amaldiçoando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário