segunda-feira, 25 de março de 2013

Navegando com Jesus em meio à tempestade


Texto: Marcos 4:35-41
Introdução: Jesus estava saindo de Cafarnaum, localizada a margem norte do mar da Galileia, Cafarnaum era conhecida como a cidade de Jesus (Mt 9:1-2; Mc 2:1-5), em Cafarnaum Jesus operou grandes milagres, Ele curou muitas pessoas (Mc 1:32-34), incluindo um servo do centurião (Lc 7:1-10), a sogra de Pedro (Mc  1:21, 29-31), o paralítico cujo leito foi baixado através do telhado (Mc 2:1-12) e o homem que tinha a mão mirrada (Mt 12:9-13), expulsou muitos espíritos maus (Mc 1:21-28, 32-34), ressuscitou a filha de Jairo (Mc  5:22-24, 35-43), e proferiu o sermão sobre o Pão da Vida na sinagoga de Cafarnaum (Jo 6:24-59).
Jesus quando chega à beira do mar da Galileia devido à numerosa multidão que se reunia para ouvi-lo, Ele entra em um barco se assenta e afasta da margem, a multidão se aglomera a beira-mar, e desta maneira Ele começa a ensinar a multidão por meio de parábolas “Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.” (Mc 4:1-2). 
Já tarde e após ter ensinado essa grande multidão que o seguia, Jesus convida os seus discípulos a passarem à outra margem ao leste do mar da Galileia, rumo a Gadara, a travessia duraria poucas horas o seu percurso seria aproximadamente de 10 km, a viagem seria curta, o mar não era extenso, só que muito traiçoeiro.
Algumas lições, poderemos aprender com esse lindo texto Bíblico.
1 – Jesus está no barco e nos convida para estarmos junto Dele, Jesus chama os seus discípulos para seguirem nessa viagem passando para a outra margem do mar. “...disse-lhes Jesus: Passemos para outra margem” v.35
Hoje Jesus Cristo faz um convite a você, Ele pede para entrar no barco de sua existência. Abra o seu coração, convide-o a entrar agora mesmo e Ele o fará. Você passará pela experiência mais gloriosa de toda a sua vida.
2 – Os seus discípulos obedecem ao Seu chamado, despedindo eles da multidão seguem rumo ao seu destino. “E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco;...” v.36a
Jesus formou vários discípulos, tornando-os seus seguidores, discípulo é aquela pessoa que segue os mesmos passos do seu mestre e tem as mesmas atitudes, princípios e valores, Jesus não apenas os convidou, mas a esses Ele informou e os ensinou, Ele sempre teve a multidão ao seu redor, mas Ele não se iludia com a multidão. Jesus se dedicou a um grupo de pessoas, próximas a Ele, que estavam dispostas a tudo por Ele.
“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Mc 8:34-35)
3 – Muitos outros também seguiram a Jesus à distância. “...e outros barcos o seguiam.” v.36b
Ainda hoje há muitos crentes seguindo Jesus de longe. Ainda guardam certo temor de Deus, mas ao mesmo tempo estão cauterizados a sua consciência vivendo em práticas erradas que o pecado as leva a cometer. Seguir Jesus à distância traz certos prejuízos, como por exemplo, para o reino de Deus e para si mesmos. Afinal, a quem nós amamos não os queremos ver junto de nós? Ou será que queremos vê-los à distância?
Dizem-se seguidores de Cristo, mas seus pés estão atolados no pecado e se desviam do caminho da verdade. Quantas bênçãos esses tais “seguidores à distância” deixam de receber? Dizem amar a Deus, mas suas atitudes e obras provam o contrário. Estão na igreja, mas ao mesmo tempo, estão no mundo. Frequentam os cultos, mas o coração está longe do Senhor.
4 – Surge uma tempestade súbita (inesperada) “Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.” v.37
Observamos que as tempestades nem sempre são previsíveis. Nas tempestades da vida geralmente somos apanhados de surpresa, são enfermidades inesperadas, desemprego, problemas conjugais, acidentes, mortes, conflitos, etc. É preciso aprender a lidar com estes fenômenos inesperados, a fim de não desfalecermos quando eles aparecerem.
Naquela época não havia previsão do tempo e eles nem imaginariam que ia haver uma tempestade naquele dia. Se eles pelo menos imaginassem que aquela travessia representava algum tipo de perigo, certamente teriam aguardado para o dia seguinte.
5 – Jesus dormia tranquilamente em meio aquela tempestade. “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro;...” v.38a
Acontece que Jesus devido ao seu cansaço físico e o exausto gerado pelo seu ministério Ele acaba adormecendo. Jesus como homem não era imune ao cansaço e a exaustão, a Bíblia nos trás referência a esse respeito “Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.” (Jo 4:6)
Jesus dormindo em meio a uma tempestade nos mostra a Sua plena confiança e certeza que a Sua missão pelo qual foi enviado independente das circunstâncias que viessem acontecer não o limitariam e nem ao menos o impediriam de ser realizado, possuído de uma calma interior e sabendo que Sua morte ocorreria somente pela morte de cruz, Ele dormia despreocupado, Jesus possui todo o controle sobre a natureza, pois foi Ele mesmo quem as criou.
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (Jo 1:3)
“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Cl 1:16-17)
Não precisamos nos desesperar, tudo está ao Seu domínio e controle, só em Jesus podemos confiar e descansar plenamente, pois Ele está na direção do barco de nossas vidas, não iremos naufragar por mais que as ondas sejam altas e o mar bravio e o barco estejam cheio de águas, nada foge ao Seu controle.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (I Co 10:13)
6 – Não era uma tempestade normal, pois homens especialistas em navegação, alguns deles eram pescadores, conhecedores daquelas águas e mesmo assim estavam aterrorizados e com muito medo.“...eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?” v.38b
Essa tempestade súbita (inesperada) era bem típica daquela região devido a sua localização geográfica, que acaba pegando aquela tripulação de surpresa os levando ao desespero. A tripulação ficou em desespero, estavam assustados, prestes a naufragar, sentiram o abandono, devido à calma de Jesus nessa circunstância no qual eles se encontravam, pois não era o que eles queriam e nem esperavam, pois enfrentar uma tempestade, sabendo que Jesus está no barco, só que dormindo foi algo assustador para os discípulos.
No meio de toda provação (tempestades) com que viermos passar, sofrer ou até mesmo pensar que estamos sucumbindo, saibamos que Jesus está realmente no barco guardando a todos nós inclusive a sua Igreja, não havendo, portanto, nem razão para o desespero e temor, ainda que Seu auxílio para nós demore chegar, por mais que Jesus esteja em nosso barco, Ele não evitou que viesse a tempestade, mas Ele impediu sim, que o barco viesse a pique e levasse todos a perecer diante das tempestades em que sobre vem aos seus escolhidos.
7 – A autoridade de Jesus, o Seu poder controlador sobre a natureza, sobre o sob natural. “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” v.39
É possível que Jesus tenha reconhecido o interesse do maligno sobre aquela tempestade, pois Jesus tinha uma missão para realizar do outro lado do mar na cidade de Gadara ou Gerasa. (Mt 8:28-34; Mc 5:1-20 e Lc 8 :26-39)
“...Acalma-te, emudece!...” v.39  no grego Σιωπα “silêncio, emudece, cala-te” essa mesma palavra fora proferida por Jesus em outra passagem “Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem.”(Mc 1:25)
8 – “...Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” v.40
“...Onde está a vossa fé?...” (Lc 8:25a)
  • No barco, (o barco é seguro, é forte, tome muito cuidado com o Titanic da vida, o Costa Concordia).
Lindos, fortes, só que naufragaram.
  • Nos outros barcos, (amigos, vizinhos, parentes e etc).
Tome muito cuidado, eles acompanham Jesus só de longe.
  • Na religião, (na igreja, no pastor, nos obreiro, nos irmãos, nos testemunhos, experiências dos outros).
Viva sua própria experiência, pratique a sua fé.
  • Em suas próprias experiências, (técnicas, profissionais).
O profissionalismo através do canudo da faculdade, dos cursos técnicos é muito bom tê-los e é necessário para nossa subsistência, porem tome o cuidado deles não usurparem o devido e único lugar do Senhor Jesus em nossa vida.
Se sua fé estiver depositada em um desses argumentos, com certeza o seu barco irá afundar e jamais conseguirá passar para a outra margem do mar, agora se a sua fé por menor que seja estiver depositada e fundamentada em Cristo, com certeza tereis a bonança desejada por mais penoso que seja a tempestade e o mar revolto.
Conclusão: Se você, sua família, seus negócios, sua saúde ou o que seja que tenha o impedido de dormir, o deixando preocupado (a), ansioso (a), assustado (a) ou até mesmo desesperado (a), saiba que nesse momento, em meio a todas às tempestades que enfrentemos no decorrer de nossa vida aqui na terra, onde os ventos têm soprado por todos os lados, deixando o mar cada vez mais revolto e as ondas cada vez mais altas ao ponto de balançar toda a estrutura do nosso barco, quando achamos que o barco realmente vai afundar e parece que Deus se esqueceu de nós ou até mesmo não nos ouve mais, parecendo que este será o nosso fim tão trágico, achamos que jamais iremos conseguir passar do outro lado, da outra margem do mar.
Ah! Meu irmão (a), ai Deus age de forma sob natural, uma só palavra “Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” Para Jesus nada é impossível, você vai sim conseguir passar para outra margem do mar, navegando com Jesus em seu barco. Ele vai trazer a bonança necessária em meio a essa tempestade, confie Nele, Jesus não esqueceu de você e nem está dormindo, Ele chega na hora certa, mesmo que achemos que seja tarde de mais, com certeza nos maravilharemos com a grande bonança que sobrevirá quando a tempestade acabar como fizeram os seus discípulos.
“E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” v.41
Pr. Adão Carvalho
Pastor Auxiliar da Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer – Americana/SP
.
http://www.iepeamericana.com.br/node/235

Nenhum comentário:

Postar um comentário